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Trem entre Luziânia e Brasília avança e pode começar a sair do papel ainda em 2025

Projeto ferroviário com seis paradas, incluindo Valparaíso, entra em fase de audiências públicas e prevê trajeto de 58 km em uma hora

30/06/2025 às 17h16 Atualizada em 01/07/2025 às 09h28
Por: Rodrigo Ferreira
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Divulgação
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O tão aguardado projeto de transporte ferroviário entre Luziânia, no estado de Goiás, e Brasília, no Distrito Federal, está prestes a dar um passo decisivo rumo à sua concretização. Após anos de discussões e expectativas da população do Entorno, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Entorno do Distrito Federal, confirmou a realização de audiências públicas sobre o projeto para o fim de agosto. A proposta prevê uma linha de trem de passageiros com aproximadamente 58 quilômetros, trajeto que deverá ser percorrido em cerca de uma hora, com tarifa acessível.

A confirmação veio nesta segunda-feira (30), durante reunião realizada no Ministério dos Transportes, em Brasília, que contou com a articulação do secretário do Entorno, Pábio Mossoró, representando o Governo de Goiás. Também estiveram presentes o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro; o secretário extraordinário do Entorno do DF, Cristian Viana; e o subsecretário de Operações da Secretaria de Mobilidade do DF, Márcio Antônio de Jesus.

Seis paradas e ligação direta com a Rodoferroviária de Brasília

O plano inicial do projeto prevê que o trem partirá do bairro Jardim Ingá, em Luziânia, com destino à Rodoferroviária de Brasília, fazendo seis paradas ao longo do caminho — entre elas, uma em Valparaíso de Goiás, município que concentra parte significativa dos moradores que trabalham diariamente na capital federal.

Com um tempo estimado de viagem de cerca de uma hora, a proposta é aliviar o trânsito na BR-040, via que atualmente absorve um fluxo intenso de veículos, sobretudo nos horários de pico, e ampliar as opções de transporte público para a população da região do Entorno.

Parceria entre Goiás, Distrito Federal e governo federal

Durante o encontro, os participantes definiram a elaboração de um plano técnico de trabalho conjunto entre os governos estadual e distrital, além da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário. A ideia é revisar os estudos já contratados pela Infra S.A. — estatal responsável pelo planejamento e gestão de infraestrutura de transportes — para ajustar pontos necessários e estruturar, de maneira integrada, as próximas etapas do projeto.

De acordo com os técnicos envolvidos, o projeto será avaliado em três frentes: viabilidade técnica, adequações da malha ferroviária e modelo operacional para o transporte de passageiros. A linha atualmente é utilizada apenas para o transporte de cargas, o que exigirá obras de adaptação e a criação de pontos de parada adequados para passageiros.

Visita técnica à ferrovia será realizada nos próximos meses

Outro ponto definido na reunião foi a realização de uma visita técnica ao longo do traçado ferroviário, que se encontra em operação para transporte de mercadorias. O objetivo é mapear as condições atuais da infraestrutura, identificar os trechos que demandam intervenções e definir um cronograma preliminar de obras e investimentos.

Segundo o secretário Pábio Mossoró, o projeto é uma prioridade para o Governo de Goiás, que vê na ferrovia um instrumento de transformação da mobilidade regional. “Essa é uma conquista que estamos construindo com muito diálogo. O trem entre Luziânia e Brasília não é um sonho distante, é uma necessidade real para mais de 300 mil pessoas que vivem na região e enfrentam diariamente deslocamentos longos e exaustivos”, afirmou.

Ministério dos Transportes vê projeto como modelo para o país

De acordo com o Ministério dos Transportes, o trem entre Luziânia e Brasília será o primeiro de seis projetos ferroviários com foco em passageiros que a pasta pretende tirar do papel nos próximos anos. A proposta é estimular o uso de ferrovias como alternativa sustentável e eficiente para grandes deslocamentos urbanos e intermunicipais.

“O Brasil precisa retomar o transporte ferroviário de passageiros, especialmente em regiões metropolitanas com grande demanda por mobilidade”, afirmou Leonardo Cezar Ribeiro, secretário nacional de Transporte Ferroviário. “Este projeto é simbólico, porque mostra que é possível aproveitar trechos já existentes, modernizá-los e oferecer um transporte mais humano e eficiente.”

Tarifa acessível e integração com outros modais

Embora ainda não haja definição sobre o valor da tarifa, o Governo de Goiás afirma que a proposta é oferecer uma passagem acessível, com subsídio do poder público e integração com outros modais de transporte coletivo, tanto no Distrito Federal quanto em Goiás. A ideia é permitir que o usuário utilize o trem como parte de um sistema interligado, economizando tempo e dinheiro no trajeto até o trabalho ou escola.

O subsecretário de Operações da Secretaria de Mobilidade do DF, Márcio Antônio de Jesus, reforçou que o Distrito Federal está comprometido com a viabilidade do projeto. “Precisamos olhar para o transporte como um sistema regional. Brasília não pode se isolar. São milhares de trabalhadores que se deslocam todos os dias do Entorno para cá. Integrar esses cidadãos é também garantir o direito à cidade”, destacou.

Audiências públicas serão fundamentais para ouvir a população

Previstas para o fim de agosto, as audiências públicas serão fundamentais para a consolidação do projeto. Nelas, será possível ouvir a população dos municípios envolvidos, apresentar os estudos em andamento e recolher sugestões sobre rotas, paradas, estrutura e modelo de operação. As reuniões devem ocorrer em Luziânia, Valparaíso e Brasília.

“Vamos construir esse projeto de forma participativa. A população precisa ser protagonista nesse processo, porque é ela quem mais entende a urgência dessa mudança”, afirmou Cristian Viana, secretário extraordinário do Entorno.

Transformação urbana com foco em qualidade de vida

Além dos ganhos em mobilidade, o projeto do trem pode trazer impactos positivos em áreas como urbanismo, meio ambiente e desenvolvimento regional. A diminuição no número de veículos na BR-040 deve contribuir para a redução da emissão de gases poluentes, assim como para a melhoria na segurança viária.

Cidades como Valparaíso e Luziânia também poderão se beneficiar da valorização urbana no entorno das estações, criando novas oportunidades de moradia, comércio e serviços ao longo do trajeto ferroviário. Para o Governo de Goiás, trata-se de uma “janela histórica” para repensar o desenvolvimento do Entorno de forma mais integrada com Brasília.

Próximos passos até o fim de 2025

Com as audiências marcadas e a visita técnica prevista, o cronograma do projeto segue avançando. A expectativa é de que, até o fim de 2025, os estudos estejam atualizados, as obras licitadas e parte da estrutura ferroviária adaptada para o transporte de passageiros.

Caso o planejamento siga conforme previsto, o trem entre Luziânia e Brasília poderá começar a sair efetivamente do papel ainda neste ano, com etapas iniciais de adequações e implantação de estações.

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