Educação e empatia: alunos do CEPI Osvaldo da Costa Meireles brilham no Abril Laranja nas Escolas 2025
Com destaque no combate aos maus-tratos contra animais e na promoção da conscientização ambiental, o Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Osvaldo da Costa Meireles, de Luziânia, foi o grande vencedor da segunda edição do projeto Abril Laranja nas Escolas 2025. A unidade escolar foi premiada com troféu e os alunos receberam headsets de última geração como reconhecimento pelo desempenho na gincana de arrecadação de tampinhas plásticas, principal atividade da campanha.
O projeto, promovido pelo Governo do Estado de Goiás, alcançou diretamente 3 mil estudantes da rede pública estadual com ações educativas, palestras e mobilização em torno dos direitos dos animais, importância da castração e combate aos maus-tratos.
Ações práticas com impacto social
A principal atividade da competição foi a arrecadação de tampinhas plásticas. O material coletado será comercializado, e o valor arrecadado será revertido para castrações de cães e gatos abandonados ou indicados por famílias dos próprios alunos das escolas participantes. Além de envolver a comunidade escolar em uma causa social, a ação trouxe um impacto direto no controle populacional de animais em situação de vulnerabilidade.
O CEPI Osvaldo da Costa Meireles demonstrou engajamento exemplar, unindo alunos, professores e familiares em torno do tema. A conquista do primeiro lugar celebrou não apenas a quantidade de material arrecadado, mas também o envolvimento e a compreensão dos estudantes sobre a causa animal.
Classificação final valoriza iniciativas de todo o estado
A edição de 2025 do Abril Laranja nas Escolas contou com a participação de seis instituições de ensino da rede pública estadual, distribuídas por quatro municípios goianos. A classificação foi a seguinte:
CEPI Osvaldo da Costa Meireles – Luziânia
CEPI Jardim Cascata Quilombola – Aparecida de Goiânia
Colégio Estadual Lyceu de Goiaz Alcide Jubé – Cidade de Goiás
CEPI Irmã Angélica – Aparecida de Goiânia
Colégio Dr. Antônio Raimundo Gomes da Frota – Goiânia
Educação como ferramenta de transformação
O projeto foi idealizado pela secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, em parceria com a delegada Simelli Lemes, titular do Grupo de Proteção Animal (GPA) da Polícia Civil de Goiás. Ambas visualizaram a escola como espaço ideal para iniciar transformações sociais duradouras.
“Trabalhar essa temática nas unidades escolares colabora para a formação de pessoas mais sensíveis, responsáveis e comprometidas com os direitos e bem-estar animal”, afirmou Gavioli.
A delegada Simelli Lemes, por sua vez, destacou a relevância de políticas públicas que abordem o tema do abandono e da violência contra animais desde a educação básica.
Palestras reforçaram importância da causa
A edição deste ano contou com a presença de especialistas e ativistas, como a advogada Sibelle da Fonseca Okano e as fundadoras da ONG Castre e Alimente, Karina Pereira Lima e Débora Rosa Leite. As profissionais participaram de encontros com estudantes, levando reflexões e dados sobre maus-tratos, políticas públicas de proteção e a importância da castração.
Segundo os organizadores, as palestras tiveram um papel fundamental no fortalecimento da empatia e do senso de responsabilidade dos alunos. A abordagem prática, aliada à escuta ativa dos estudantes, criou um ambiente de aprendizado dinâmico e transformador.
Luziânia se destaca novamente no cenário estadual
Com esta conquista, Luziânia volta a se destacar no cenário educacional e social de Goiás. Em 2025, o município já havia ganhado projeção ao abrir o Circuito das Cavalhadas, resgatando sua tradição cultural e mostrando força na promoção de valores cívicos e comunitários.
Agora, com a vitória no Abril Laranja, a cidade reafirma o papel de protagonismo também na educação ambiental e no respeito aos direitos dos animais.
Projeto com continuidade garantida
A expectativa é de que o Abril Laranja nas Escolas continue crescendo nas próximas edições. A Secretaria de Estado da Educação e os parceiros do projeto já estudam ampliar o número de instituições envolvidas e as ações desenvolvidas, incluindo capacitações para professores e incentivos à criação de clubes escolares voltados à proteção animal.
A ideia é fortalecer ainda mais o elo entre educação e responsabilidade social, tornando as escolas centros ativos na construção de uma cultura de paz também em relação aos animais.
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