O governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, lançou nesta segunda-feira (12) as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. A iniciativa, executada pela Saneago (Saneamento de Goiás S/A), representa um investimento de aproximadamente R$ 52 milhões e promete levar água tratada a 28 mil moradores de treze bairros do município. A previsão de conclusão das obras é para o segundo semestre de 2027.
Durante o lançamento, Vilela destacou a importância da obra para a qualidade de vida da população e para o desenvolvimento urbano da cidade. “Já pensando na existência de lotes a serem habitados e no crescimento populacional, a Saneago executa um serviço que visa garantir abastecimento em 100% da cidade em um futuro próximo”, afirmou.
Mais de 8 mil novas ligações de água
A ampliação prevê a implantação de 426 quilômetros de novas redes de distribuição e a realização de 8.810 novas ligações domiciliares, beneficiando diretamente áreas de influência dos centros de reservação Alvorada, Ameixas, Mandu, Sion e Vera Cruz. A abrangência do projeto permitirá não apenas a melhoria do abastecimento em regiões já habitadas, como também a expansão para áreas em crescimento.
Entre os bairros atendidos estão Jardim Europa, Jardim Luzilia, Mansões de Recreio Estrela Dalva V, Mansões Estrela Dalva IV, Mansões Recanto Estrela Dalva VIII, Parque Alvorada I e II, Parque Estrela Dalva III, IV, VII e VIII, Parque Paulistano e Sol Nascente.
Mudança na Saneago é destaque na gestão
Vilela também chamou a atenção para a transformação pela qual passou a Saneago nos últimos anos. “Antigamente, a Saneago não era referência por seus colaboradores, mas por ingerências políticas e escândalos. Hoje, ela é considerada uma das melhores empresas públicas de saneamento do Brasil. Investe com recursos próprios e conta com uma governança que gera resultados positivos em seu caixa e permite que possa financiar suas obras sem depender de recursos externos”, ressaltou.
Segundo o presidente da empresa, Ricardo Soavinski, a obra representa um avanço significativo na prestação de serviços públicos essenciais. “Ninguém vive sem água. É uma alegria muito grande levar um serviço essencial às pessoas por meio desta obra importantíssima, realizada com muita técnica e zelo”, disse.
Infraestrutura hídrica e dignidade para o Entorno
O secretário de Estado do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró, também participou do evento e destacou a atuação do governo estadual na região. “A gestão do governador Ronaldo Caiado tem feito investimentos em todos os cantos de Goiás com a Saneago. Na nossa região, agora com água tratada, traz cada vez mais dignidade”, pontuou.
Já o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, classificou o projeto como um marco para o município. “Na área de saneamento, temos para Luziânia uma obra que vai mudar a história. Essas ligações são instrumentos que não apenas levam água tratada para as residências, mas valorizam a qualidade de vida das famílias que vivem no nosso município”, afirmou.
Compromisso com o futuro
A obra em Luziânia faz parte de um pacote de investimentos em infraestrutura hídrica realizado pelo Governo de Goiás, com foco na sustentabilidade e na universalização do saneamento. Com recursos próprios e planejamento estratégico, a Saneago tem conseguido ampliar significativamente sua capacidade de atendimento em diversos municípios, promovendo saúde pública, dignidade e desenvolvimento urbano.
De acordo com dados da própria companhia, a cobertura de abastecimento de água em Goiás já ultrapassa os 98%, e a meta é alcançar o atendimento universal até 2033, conforme determina o novo marco legal do saneamento básico no país.
Transformação social e valorização imobiliária
Além de garantir água tratada, as obras trazem efeitos colaterais positivos para a população local, como a valorização dos imóveis, a atração de novos investimentos e a melhoria das condições sanitárias. Com o crescimento populacional e urbano acelerado no Entorno do DF, o investimento em infraestrutura torna-se cada vez mais necessário para garantir qualidade de vida e justiça social.
A presença do governo estadual em áreas historicamente carentes de serviços públicos, como Luziânia, reforça a estratégia de descentralização das políticas públicas e o compromisso com a equidade territorial.
Mín. 11° Máx. 24°