A partida entre Brasil e Colômbia, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, acontecerá nesta quinta-feira (20) na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, e contará com um dos maiores esquemas de segurança já montados para um evento esportivo na capital. A mobilização envolve reforço no policiamento, controle do trânsito e medidas de fiscalização para garantir que torcedores possam aproveitar o espetáculo com tranquilidade.
O governador Ibaneis Rocha destacou a importância do evento e o compromisso de Brasília em se consolidar como um dos principais palcos do futebol brasileiro. “Esse evento é muito importante, pois temos o projeto de transformar Brasília na cidade da Seleção Brasileira. Temos que mostrar que temos qualidade. Além da qualidade de vida, a qualidade de trânsito, de hotéis, de segurança, de lazer, e aí todo o nosso empenho de fazer o melhor trabalho possível”, afirmou.
A expectativa do governo é que a cidade continue recebendo grandes jogos e eventos esportivos no futuro. “Temos a missão de trazer a final da Copa Libertadores para cá e acredito que, com o sucesso desse evento, teremos grandes chances”, completou Ibaneis.
O esquema de segurança contará com um grande efetivo de policiais militares, bombeiros e agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). O planejamento inclui monitoramento por câmeras, policiamento ostensivo e varreduras nos arredores do estádio e nos locais frequentados pelas delegações.
A vice-governadora Celina Leão enfatizou que o evento será uma oportunidade de demonstrar a capacidade de Brasília em sediar grandes eventos esportivos. “Mostraremos, mais uma vez, que temos todas as condições de realizar grandes eventos, garantindo que a nossa população possa aproveitar esse belo momento e expressar todo o seu amor pelo futebol. Sem contar o incremento na economia e no turismo, fazendo do DF cada dia mais a capital do esporte”, disse.
O comandante da Polícia Militar, Ana Paula Habka, ressaltou que a segurança será reforçada em pontos estratégicos, como estações do metrô, rodoviária, hotéis e locais de grande fluxo de torcedores. “O brasiliense já conhece a segurança pública aqui no DF, já contribui muito com a Polícia Militar na hora das abordagens, então a gente vai ter segurança tanto nas estações do metrô, estação rodoviária, nos arredores, nos hotéis. A gente solicita que os turistas também ajudem, estejam do lado da Polícia Militar, para que a gente faça uma festa também tranquila”, pontuou.
O Corpo de Bombeiros também terá atuação destacada, com 172 militares e 17 viaturas posicionadas estrategicamente para atender qualquer emergência. Um Posto de Comando será instalado na área externa do estádio para coordenar as ações.
Para garantir a segurança do evento, a entrada no estádio será controlada, com revistas e fiscalização. Estão proibidos itens como:
O Detran-DF organizará intervenções no trânsito para garantir a fluidez e facilitar o acesso ao estádio. O estacionamento do Planetário será reservado exclusivamente para táxis e veículos de transporte por aplicativo. Além disso, a Torre de TV será o ponto oficial de embarque e desembarque para passageiros que utilizarem esses serviços.
Durante a dispersão, entre 23h30 e 1h30, três faixas de rolamento da Via N1, próximas ao estacionamento leste do estádio, serão liberadas para acelerar a saída dos veículos. Algumas rotatórias, como a da 5ª Delegacia de Polícia e a de acesso ao Autódromo, estarão fechadas. Guinchos estarão posicionados para a remoção de veículos estacionados em locais proibidos.
O evento promete atrair milhares de torcedores para Brasília, gerando impacto positivo na economia local, especialmente nos setores de turismo e serviços. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) elogiou o planejamento do governo do Distrito Federal e reforçou o interesse em trazer mais partidas da Seleção Brasileira para a capital.
“É um prazer a CBF voltar a Brasília. Agradecemos ao governo, à área de segurança pública, isso faz com que o cidadão, o nosso maior cliente, seja acolhido”, destacou o coronel Nilton Mascarenhas, gestor de segurança da entidade.
Com um esquema de segurança reforçado e um planejamento detalhado para transporte e controle de público, a expectativa é que a partida entre Brasil e Colômbia ocorra sem intercorrências, consolidando Brasília como uma das principais cidades para receber grandes eventos esportivos no país.
Mín. 18° Máx. 28°