O Ministério dos Transportes deu início aos estudos preliminares para viabilizar uma linha férrea de passageiros entre Luziânia e Brasília, marcando um avanço significativo para a mobilidade na Região Metropolitana do Entorno.
A titular da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Caroline Fleury, confirmou que o projeto foi incluído entre as sete prioridades do Plano Nacional de Ferrovias. A informação foi divulgada pelo secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cezar Ribeiro, durante uma reunião realizada na última quinta-feira (12/12).
O encontro contou com a presença de representantes do Ministério dos Transportes, incluindo Maryane da Silva Figueiredo (diretora do Departamento de Obras e Projetos), Hélio Sousa (diretor de Outorgas Rodoviárias), Lucas Gontijo (coordenador) e Anna Kilson (escriturária). Também participaram Carlos Ranieri, diretor adjunto, e Jean Carlos Pejo, secretário-geral da Asociación Latinoamericana de Ferrocarriles (Alaf).
Caroline Fleury destacou a relevância do projeto, que deverá avançar rapidamente com o apoio do governo federal. “O Ministério dos Transportes já programou outras três reuniões de trabalho para impulsionar essa iniciativa, que será de grande importância para a população do Entorno. Esse projeto ferroviário complementará o corredor exclusivo de ônibus (BRT), atualmente em fase de estudos técnicos para início das obras”, afirmou a secretária.
A linha férrea entre Luziânia e Brasília promete beneficiar milhares de passageiros, aliviando o trânsito e promovendo uma alternativa de transporte público eficiente e sustentável para a região.
Mín. 18° Máx. 27°