Sandro Mabel, empresário e político de longa trajetória, foi eleito prefeito de Goiânia (2025-2028). Além de sua atuação empresarial, ele já esteve presente na política em outros cargos, incluindo o de deputado federal por Goiás.
Empresário do setor alimentício, Mabel ganhou notoriedade pela marca de biscoitos com seu nome. Em sua campanha, ele destacou propostas voltadas para o desenvolvimento econômico e melhorias na infraestrutura urbana de Goiânia.
Sua vitória marca a continuidade do União Brasil na política da cidade, e sua gestão será observada de perto para o cumprimento das promessas que atraíram o eleitorado goianiense.
O resultado do segundo turno das eleições para a Prefeitura de Goiânia foi divulgado às 18h22, com 96,09% das urnas apuradas. Com a contagem avançada, a vitória de Sandro Mabel (União Brasil) sobre Fred Rodrigues (PL) foi confirmada, consolidando seu novo mandato a partir de 2025. A apuração quase completa demonstrou o apoio significativo que Mabel recebeu da população goianiense.
Quem é Sandro Mabel?
Sandro Mabel, também conhecido como Sandro da Mabel Antônio Scodro, nasceu em Ribeirão Preto (SP) em 31 de dezembro de 1958 e tem 66 anos. Ele é casado com Cláudia Marques Scodro e tem três filhos. Com formação superior em Administração de Empresas, Mabel declarou um patrimônio de R$ 313,4 milhões ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Ele é um destacado empresário do setor alimentício, tendo vendido sua famosa indústria de bolachas, que levava seu nome, à Pepsico em 2011 por aproximadamente R$ 700 milhões. Atualmente, Mabel detém 50% da Gama Sucos e Alimentos (GSA), uma empresa que produz sucos em pó, salgadinhos e macarrão.
Na esfera política, Mabel começou sua trajetória em 1990, sendo eleito deputado estadual pelo PMDB. Ele também já concorreu à prefeitura de Goiânia em 1992, sem sucesso. Mabel cumpriu quatro mandatos como deputado federal entre 1995 e 2015, atuando em diferentes partidos. Durante sua passagem pela Câmara dos Deputados, foi autor de vários projetos de lei, incluindo propostas sobre a criação de crematórios públicos e cargos no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região.
Recentemente, Mabel foi presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), cargo que ocupou de 2019 até seu afastamento em junho de 2024 para se candidatar à prefeitura de Goiânia.
Mín. 18° Máx. 28°