Hoje, 2 de outubro, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil terão a oportunidade de observar um eclipse solar anular no final da tarde. Este fenômeno ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, criando o efeito conhecido como "anel de fogo".
Informações sobre o Eclipse
Visualização: O eclipse será visto como anular em uma faixa que passa pelo Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e no extremo sul da América do Sul, incluindo Chile e Argentina. No Brasil, ele será parcialmente visível.
Horários Importantes no Rio de Janeiro:
Início do eclipse parcial: 17h01
Máximo do eclipse: 17h42
Pôr do sol: 17h52
Segurança
A astrônoma Josina Nascimento destaca que é fundamental tomar cuidados ao observar o fenômeno:
- **Proteção**: Não olhar diretamente para o Sol sem proteção adequada. Óculos escuros ou filtros caseiros não são seguros. Recomenda-se o uso de óculos especiais para observação solar ou vidros de soldador nível 14.
Transmissão
O Observatório Nacional realizará uma transmissão ao vivo do evento no YouTube, em colaboração com astrônomos do Projeto Céu em sua Casa e o Time And Date.
Esse tipo de eclipse, que acontece quando a Lua está em seu apogeu (ponto mais distante da Terra), é um evento relativamente comum, ocorrendo em média duas vezes por ano, mas pode ser apenas parcial, anular ou total. O último eclipse anular ocorreu em 14 de outubro de 2023.
Para quem deseja observar, é aconselhável encontrar um local com vista desimpedida para o oeste, onde o eclipse será mais bem visualizado.
Mín. 24° Máx. 35°