Onda de Calor no DF: 156 Dias Sem Chuvas e Alerta à Saúde
Bom dia aos amantes do calor! Para aqueles que não suportam altas temperaturas, a situação no Distrito Federal não é promissora, pois o braseiro vai continuar nos próximos dias. É aconselhável evitar gastar energia nas horas mais quentes, já que a onda de calor deve persistir até sábado (28/9), com temperaturas 4ºC acima da média de setembro, que é de 29ºC, por pelo menos três dias consecutivos.
Nesta quinta-feira (26), o DF marca 156 dias sem chuvas, o segundo período mais seco da história, atrás de 1963, que teve 163 dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas isoladas no fim de semana, mas o calor e a sensação abafada devem permanecer. O céu ficará com sol entre poucas nuvens e ventos fracos a moderados.
Com alerta laranja devido à seca, a umidade mínima deve chegar a 15%, e a máxima a 55% pela manhã. No Paranoá, a temperatura mínima foi de 18°C, enquanto a máxima deve atingir 35°C. No Plano Piloto, a mínima foi de 20°C e a máxima deve chegar a 34°C, com umidade variando entre 15% e 45%.
De acordo com Cleber de Souza, meteorologista do Inmet, as chuvas devem se intensificar apenas em outubro. Em meio a essa baixa umidade, recomenda-se cuidar da saúde: use protetor solar, mantenha-se hidratado e vista roupas leves. Evite atividades físicas das 10h às 16h e tome cuidado ao manusear fogo para prevenir incêndios e queimadas.
Mín. 24° Máx. 35°