O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, está fechado para visitações devido a um novo incêndio que teve início na quarta-feira (25). A situação é semelhante no Parque dos Pirineus, onde as chamas estão ativos há cinco dias.
As chamas começaram nas proximidades da Vila de São Jorge, resultando na suspensão das trilhas e demais atrações do Parque. Mais de 60 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e voluntários estão empenhados no combate ao incêndio.
O primeiro incêndio no parque neste mês durou seis dias, sendo controlado em 11 de setembro, e devastou mais de 10 mil hectares, segundo o ICMBio. Para o combate, foram mobilizados 121 profissionais, incluindo brigadistas, servidores do ICMBio, do Ibama, colaboradores da Aliança da Terra e voluntários.
A operação de combate às chamas contou com o apoio de dois aviões Air Tractors, um helicóptero e 50 veículos, incluindo caminhões, caminhonetes e carros.
Mín. 24° Máx. 35°