Destinado a pessoas com mais de 60 anos em situação de vulnerabilidade social. Com foco na promoção da inclusão digital, o curso oferece capacitação básica para o uso seguro da internet, aplicativos de celular e computador. As aulas são gratuitas com início dia 2 de setembro e voltadas para idosos que desejam aprender a lidar com a tecnologia no dia a dia.
Em Santo Antônio do Descoberto, o curso é realizado na Escola do Futuro de Goiás (EFG) Sarah Kubitschek de Oliveira e tem carga horária de 60 horas. As aulas acontecem das 9h às 10h30, às segundas, terças e quintas-feiras. As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto e podem ser realizadas em qualquer unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) local ou pelo site goias.gov.br/inovacao/programa-cidadao-tech.
Para a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, o programa contribui para que a população idosa de Goiás não seja deixada para trás no processo de digitalização. “Em um mundo cada vez mais digital, é essencial que todos, independentemente da idade, tenham acesso às ferramentas necessárias para se conectarem com o mundo ao seu redor. É uma oportunidade de inclusão, de aprendizado e, acima de tudo, de autonomia para os goianos acima de 60 anos.”
Caroline Fleury, Secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, enfatizou a importância dessas iniciativas para os moradores da Região. “O Governador Ronaldo Caiado e a Primeira-dama estão comprometidos em garantir a todos uma vida digna. Ter acesso a ferramentas digitais que darão a esses idosos sensação de mais pertencimento não só ao Estado, mas ao mundo, e poderão ter acesso a muitos serviços oferecidos pelo Estado digitalmente”, explicou.
Sobre o Programa Cidadão Tech
O programa “Cidadão Tech” faz parte da estratégia de transformação digital do Governo de Goiás, com o objetivo de reduzir a exclusão digital e promover a cidadania digital entre os segmentos mais vulneráveis da sociedade. Além de Santo Antônio do Descoberto, o curso “Cidadão Tech” também será oferecido em outras cidades do estado de Goiás: Catalão, Mineiros e Senador Canedo. Os participantes do curso terão a oportunidade de aprender a utilizar aplicativos de comunicação, transporte, segurança digital, entre outros, garantindo mais autonomia e segurança no uso da tecnologia.
Mín. 24° Máx. 35°