Entrega é resultado de parceria do Governo de Goiás e das prefeituras de Goiânia e da Região Metropolitana (Aparecida de Goiânia, Goianira, Senador Canedo e Trindade) que permite a realização de uma série de investimentos no transporte coletivo por meio dos recursos destinados ao subsídio tarifário.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, afirma que esta etapa de finalização do BRT Norte-Sul reforça o início de uma nova fase do transporte coletivo, com uma gestão do transporte coletivo comprometida a trazer conforto e um novo tratamento aos passageiros.
Ao todo, serão investidos R$ 1,7 bilhão por meio do subsídio até 2026, contemplando a reestruturação das 19 estações e cinco terminais do Eixo Anhanguera, comissionamento das estações do BRT Norte-Sul, melhorias em todos os sete mil pontos de ônibus do sistema do transporte e a renovação total da frota com aquisição de ônibus a diesel e elétricos.
“Em maio, inauguramos a Estação Hemocentro, uma referência em padrões de modernidade, tecnologia e acessibilidade e já estamos colhendo frutos desses investimentos, pois uma pesquisa recente, feita pelo Redemob, mostrou aprovação por parte da população em relação à nova plataforma, principalmente no que diz respeito à segurança”, afirma.
A Estação Cívica 83 é entregue após 30 dias de trabalho do RedeMob Consórcio no comissionamento da obra. Com projeto moderno, está apta para receber a nova frota do BRT Norte-Sul, incluindo dez ônibus elétricos, com destino a um futuro mais sustentável.
A tecnologia está em todas as partes da estação, desde o acesso às catracas, serviço de informação, segurança, até as portas automáticas, que foram desenvolvidas seguindo os mais rígidos controles para acessibilidade e segurança dos usuários, semelhantes às usadas nos metrôs.
A primeira das 31 plataformas do BRT Norte-Sul contará com padrão de excelência daquilo que há de mais moderno para atendimento dos usuários do serviço. A Estação Cívica Rua 83 se destaca pelos painéis, totens informativos e interativos, sinalização, Wi-Fi gratuito, torre para recarga de celular, portas automáticas e segurança com sistema e câmeras para reconhecimento facial.
Com o sistema modular de plataformas com portas automáticas, é possível estabelecer uma sincronização na abertura e fechamento das portas dos ônibus com as das estações, separando fisicamente a área da plataforma dos usuários com a via segregada dos ônibus.
Mais do que inovadoras, as portas automáticas têm como principal objetivo garantir a segurança e a acessibilidade dos usuários do transporte coletivo. Um dos destaques é a sinalização sonora de abertura e fechamento, o que evita possíveis acidentes caso os usuários não visualizem os sinais de luz.
Outro fator positivo são faróis com cores verde e vermelho, que auxiliam o motorista na correta parada para segurança ao passageiro, além de contribuir para o embarque e desembarque seguros dos usuários idosos ou com dificuldade de locomoção.
O projeto aplicado na Estação Cívica Rua 83 integra o modelo do BRT mais verde do Brasil, com arquitetura e design de linhas leves e acabamento de alta performance, muita tecnologia e segurança. O local possui:
1. Portas automáticas;
2. Painéis informativos que dão a previsão de tempo de chegada dos ônibus e itinerários;
3. Um mapa mostra a integração da rede de transporte coletivo, tudo distribuído estrategicamente pela estação;
4. Relógio artístico interage com os usuários minimizando o tempo de espera;
5. QR Codes vão auxiliar no acesso aos serviços e informações do transporte público da Grande Goiânia;
6. Totem interativo de serviços, que vai permitir consultas a diversos serviços da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), como cartões, informações sobre o aplicativo SimRMTC, itinerários e Bilhete Único;
7. Acesso a uma central de controle inteligente, que contará com ajuda humana para apoio em caso de qualquer dificuldade, prestará informações e suporte em tempo real;
8. Wi-fi gratuito;
9. Torre para carregar celular;
10. Sistema automático que vai comandar a abertura e fechamento da estação;
11. Câmeras de reconhecimento facial
12. Controle de acesso inteligente;
13. Posto de segurança realizará o monitoramento em tempo integral do local;
14. Catracas com padrão antivandalismo, gabinetes em inox e acesso exclusivo para pessoas com deficiência (PCDs);
15. Máquinas de autoatendimento facilitarão o carregamento de cartão e consulta de saldos.
16. Sistema de áudio com informações;
17. Acessibilidade aos usuários do serviço;
18. Iluminação cênica proporcionando beleza e maior segurança.
O BRT Norte-Sul cruzará Goiânia de ponta a ponta, com início no Terminal Veiga Jardim, em Aparecida, passando pelos terminais Cruzeiro, Correios, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque, assim como até o Parque Atheneu. No centro da capital, fará intersecção com o Eixo Anhanguera.
A frota total para operação no BRT Norte-Sul foi definida pela CMTC em 60 ônibus, sendo dez Super Padron, elétricos, de piso alto e 50 ônibus Super Padron, a diesel, com portas dos dois lados. No início de março, o prefeito Rogério Cruz apresentou o ônibus elétrico piloto produzido pela montadora Eletra para operação em Goiânia.
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