Saber com quem contar em momentos difíceis é muito importante. Em Valparaíso de Goiás, a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido cada vez mais fortalecida na atual gestão, e certamente é um triunfo do município que celebra nesta semana seus 29 anos de emancipação política.
Nos últimos anos foram inaugurados espaços importantes como o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e o Centro de Referência em Diabetes e Hipertensão. E mais está por vir: estão previstos para ser inaugurados ainda neste ano dois importantes espaços para o atendimento À população: a Maternidade de Valparaíso e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, que está sendo ampliada e revitalizada por meio de uma reforma geral.
Para falar sobre o assunto e fazer uma retrospectiva do trabalho desenvolvido pela pasta, as jornalistas da Secom Marisa Borges e Janine Gaspar conversaram com o Secretário de Saúde Neomar Camelo. Ouça o áudio ou leia na íntegra logo abaixo.
Marisa: O senhor está à frente da Secretaria de Saúde já tem um ano, como é que tem sido esse trabalho desenvolvido na pasta?
Neomar: Tem sido um trabalho muito desafiador, uma vez que é uma pasta muito sensível e que requer muita atenção, muito cuidado e muita desenvoltura para desempenhar o papel de secretário de Saúde. Então assim, diuturnamente eu tenho procurado aprender com os meus pares de outros municípios para que eu possa estar oferecendo e entregando para a nossa comunidade, para os nossos pacientes, um atendimento cada vez melhor.
Marisa: O senhor poderia falar um pouco sobre a epidemia da dengue que teve recentemente, sobre a tenda que teve os atendimentos especializados…
Neomar: Valparaiso de Goiás foi um dos municípios do estado que saiu à frente de todos os demais no que se diz respeito ao combate à dengue. Uma vez que nós montamos um dia D sem qualquer incentivo do Estado e sem qualquer estrutura do Estado, e a partir daí então nós começamos a nos mobilizar e o Estado veio junto ao nosso município trazer os municípios adjacentes para que copiassem a nossa forma de trabalho, uma vez que pelo fato de termos saído na frente a gente acabou encontrando alguns problemas que foram sanados de imediato, e isso evitou com que os outros municípios se deparassem com esse tipo de problema sem já ter uma solução eficaz.
Marisa: E como aqui o senhor acha que foi a recepção da população em relação a isso?
Noemar: Bem, o que acontece é nós fizemos o dia D de combate à dengue no dia 26 de janeiro e logo dia 2 de fevereiro nós instalamos a tenda de combate à dengue. Essa tenda pôde nos proporcionar uma capacidade de atendimento de quase 30 mil pacientes. E todos os pacientes que foram atendidos e precisaram tiveram não somente o atendimento, mas também a prescrição e a dispensação de medicamentos. Nós atendemos não somente os nossos munícipes, como também moradores das cidades adjacentes incluindo algumas cidades do Distrito Federal.
Marisa: Certo, qual foi o período de tempo que servem esses atendimentos de 30 mil pessoas?
Neomar: Foi do dia 26 de janeiro até o dia 30 de abril.
Marisa: Certo, agora sim, o senhor está aqui na pasta, já tem um ano, mas antes disso estava sendo feito um trabalho desde 2017, assim que o prefeito Pábio assumiu a gestão. E aí eu queria que o senhor falasse sobre o que se destacou, o que foi feito de melhorias e investimentos desde 2017 até aqui?
Neomar: Bem, o prefeito Pábio Mossoró podemos chamá-lo de um herói, porque quando ele assumiu a administração de Valparaíso a Secretaria Municipal de Saúde estava sucateada. Para vocês terem uma noção, quando a primeira equipe chegou na Secretaria Municipal de Saúde, os computadores estavam sem os HDs, onde foi necessário o registro de ocorrências policiais, justamente para lavrar essa situação. Essa foi uma das situações caóticas que o prefeito encontrou, sem contar que não tínhamos medicamento, não tínhamos insumos, os hospitais, além de sucateados, não tinham mão de obra para atender a população. E dentro desse contexto atual, há de considerar que hoje nós temos médicos atendendo, hoje nós temos uma farmácia abastecida, nós temos um almoxarifado abastecida, e temos toda a população podendo usufruir do serviço de saúde, graças a esse trabalho que o prefeito Pábio Mossoró começou desde 2017. Ou seja, ele deixou o legado para o segundo mandato dele, bem como para o próximo prefeito que vai sucedê -lo.
Marisa: Senhor pode citar alguns desses grandes marcos que tiveram nesse período?
Neomar: Sim, nós tivemos aí o pagamento do piso da enfermagem, onde vários municípios se recusaram a pagar esse piso uma vez que a partir do momento que se paga o piso da enfermagem, existe uma contrapartida do município para pagar a parte previdenciária. E Valparaíso de Goiás foi um dos pioneiros no pagamento desse piso, ou seja, reconhecendo e valorizando o nosso profissional de enfermagem.
Marisa: Nesse período a gente pode observar os cuidados voltados aos atendimentos especializados de saúde, como o CIAM e o Centro de Referência em Diabetes e Hipertensão. O que isso representa sobre o serviço oferecido à população?
Neomar: Bem, o Centro de Diabetes hoje é um dos mais bem estruturados de todo o estado de Goiás. É um centro que tem nutricionista, tem endocrinologista, tem psiquiatra e tem um clínico. Então hoje o paciente quando chega nesse centro, ele tem um atendimento completo. Ele recebe um pedido de exames, onde a própria prefeitura disponibiliza esses exames para serem feitos sem custo nenhum para os nossos pacientes. E com isso, os nossos endócros têm conseguido identificar algumas doenças, como diabetes, por exemplo, de forma precoce. havendo um tratamento de imediato e evitando um mal maior na vida dos nossos pacientes.
Sem contar o nosso centro integrado de atendimento às mulheres, que é o CIAM, onde a gente tem lá alguns profissionais na área de ginecologia que são renomados, e há de se considerar também que no último dia 8 de março foi inaugurado o nosso mamógrafo, ou seja, disponibilizando o atendimento para as nossas mulheres, evitando que elas precisassem entrar na fila para ser atendida em Goiânia ou em outro município.
Janine: A gente tem uma questão que a gente vê uma solicitação muito presente dos municípios a respeito da questão dos exames, que é uma marcação às vezes difícil, que exige que a pessoa se disponibilize a vir muito cedo para enfrentar uma fila. O que a Secretaria tem feito nesse sentido para tornar isso mais confortável?
Neomar: O que acontece? Hoje nós temos um orçamento ainda muito limitado para custear os exames. Há de se considerar que existem muitos pacientes que são de outras cidades que têm vindo para o nosso município para serem tratados. E o que eles fazem? Eles pegam o comprovante de endereço de alguém da cidade, e vem usufruir desse serviço de marcação de exames, com isso acaba sobrecarregando a nossa rede. Mas desde que eu assumi a Secretaria Municipal de Saúde eu tenho destacado junto ao prefeito a importância de estarmos aprimorando esse atendimento, e nós disponibilizamos o atendimento por meio do AtendeVal, qie é mais um ponto de atendimento para que nossos pacientes, nossos munícipes façam a marcação, São 50 fichas disponibilizadas por dia, por que isso? Por conta do orçamento que eu falei que é limitado, então eu não posso disponibilizar todos os atendimentos em um dia só, um dia único, porque senão eu passo o restante do mês sem disponibilidade para oferecer para os nossos munícipes. É um fato a ser observado é que para as nossas gestantes e os nossos idosos a gente tem disponibilizado atendimentos extras, além das fichas que são separadas diariamente.
Marisa: Aproveitando esse gancho que o senhor mencionou as gestantes, o senhor poderia, tem alguma previsão de inauguração para a maternidade do município?
Neomar: Bem, a nossa maternidade ela tem uma previsão de estar sendo inaugurada até meados de agosto desse ano. A gente concluiu a reforma e agora iniciamos a fase de mobília, rstamos mobiliando toda a estrutura e estruturando para que possa estar com as portas abertas em meados de agosto.
Marisa: Certo, outro destaque que a gente tem aqui no município é o programa de cirurgia de catarata. Quantas pessoas o senhor tem ideia de que foram beneficiadas?
Neomar: Do município foi em média de 6,5 a 7 mil pessoas que já foram cirurgiadas. O programa, como ele atende outros municípios do estado de Goiás, ele já está beirando aí em torno de 12 mil pessoas que foram atendidas por esse programa de catarata.
Janine: Como que uma pessoa que quer participar desse programa pode fazer para ter esse benefício?
Neomar: O primeiro passo é ela procurar um posto de saúde, ser atendida pelo clínico. É feito isso, é feito uma regulação de atendimento junto ao especialista de oftalmologia e a regulação, uma vez marcada, convida ou convoca o paciente. para que ele se dirija à clínica, que é uma clínica conveniada junto ao município, e se necessário for a cirurgia, a clínica já faz todos os exames pré-operatórios, inclusive a cirurgia, sem custo nenhum para o nosso paciente.
Marisa: Certo, agora falando dos servidores, porque saúde é um assunto delicado, né? E é uma secretaria muito grande, com muitos funcionários. Como a secretaria incentiva a capacitação dos servidores?
Neomar: A gente tem uma parceria muito forte com o pessoal da escola de governo junto à doutora Taises. Rotineiramente tem sido feito ciclos de palestras, ciclos de formações, ciclos de capacitações, justamente para que seja trabalhado não somente a parte técnica dos nossos profissionais, mas também a autoestima e a autovalorização de cada um.
Marisa: Agora falando um pouco do senhor, o senhor é bombeiro, contador, como é que essas experiências agregam na sua posição aqui na Secretaria?
Neomar: A parte de contabilidade, ela veio me ajudar muito na parte de gestão, na parte de números e na parte de logística. Uma vez que a Secretaria Municipal de Saúde trabalha muito com dados, eu tenho muita estatística da parte de planificação dos atendimentos básicos, uma vez que o nosso município só recebe recursos do Ministério e do Estado se nós tivermos tudo planificado e apontado diretamente no nosso sistema. Então a parte de contabilidade me deu um suporte muito grande nessa parte de gestão. Já a parte do Corpo de Bombeiros, ela me trouxe uma disciplina muito grande para a vida e inclusive a determinação e a parte de empatia e compaixão para como próximo. Dentro do Corpo de Bombeiros não existe nenhuma missão que não consiga ser atendida. Todas as vezes que a gente sai do quartel para ir numa missão, seja era de acidente automobilístico, seja era de incêndio de um sinistro gigantesco, a gente só volta para a unidade depois que a missão está cumprida. Então eu encaro a Secretaria Municipal de Saúde como se fosse uma missão que precisa sim ser cumprida sempre.
Marisa: Excelente. Para finalizar, na verdade eu pretendia perguntar o que evoluiu na secretaria desde 2017 até aqui. O senhor falou bastante, mas eu queria perguntar se o senhor tem mais alguma coisa a acrescentar.
Neomar: Nós temos uma UPA que está prestes a ser inaugurada. Isso vai ser uma conquista muito grande para os nossos munícipes, uma vez que nós tínhamos uma UPA muito limitada, muito pequena, ela foi ampliada, e isso vai possibilitar um número maior de atendimento e de conforto para os nossos pacientes.
Marisa: É isso, muito obrigada!
Neomar: Por nada!
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