
A jornalista e cineasta goiana Bia Carvalho lança neste mês de outubro o documentário Salta, Chica!, filmado em Cuba e produzido durante o Mestrado em Cinema Documental na Escuela Internacional de Cine y TV de San Antônio de Los Baños, uma das mais prestigiadas da América Latina. A estreia acontece nesta segunda-feira (20/10), às 19h, na sede do Ipeartes (Seduc-GO), em Alto Paraíso de Goiás, e segue na quinta-feira (23/10) para a Casa Candeia Espaço de Cultura, em Cavalcante. As exibições têm entrada franca e incluem uma roda de prosa sobre o processo criativo e bastidores da obra.
Salta, Chica! acompanha o dia a dia de meninas que deixam suas famílias para viver e treinar profissionalmente na Escola Nacional de Voleibol de Cuba. O filme revela as nuances entre a rigidez dos treinos, a vida escolar e os sonhos de futuro, abordando o delicado equilíbrio entre a disciplina esportiva e as transformações da adolescência.
“O mais bonito desse processo foi perceber que, mesmo longe de casa e em condições desafiadoras, essas meninas estão cheias de vida e de sonhos. Elas amam o esporte e cuidam umas das outras”, afirma Bia.
A cineasta explica que o interesse pelo tema surgiu de uma paixão antiga pelo voleibol.
“Sempre tive uma conexão com Cuba por causa da sua incrível seleção feminina de vôlei. Quando descobri que na cidade de Habana existia uma escola nacional, soube na hora que queria fazer meu projeto com as atletas de lá”, relembra.
Durante as gravações, Bia teve a oportunidade de conhecer ícones do voleibol cubano, como Mireya Luis, Regla Torres e Yumilka Ruiz, hoje treinadoras da nova geração de atletas. As entrevistas com essas ex-jogadoras, consideradas lendas vivas do esporte, trouxeram uma perspectiva histórica e emocional à narrativa.
O curta também destaca a importância do esporte como ferramenta de transformação social e formação humana, reforçando o papel do voleibol como elemento de identidade e orgulho nacional em Cuba.
Natural de Pires do Rio (GO), Bia Carvalho vive há oito anos em Alto Paraíso de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros. Lá, atuou como educomunicadora na rede estadual de ensino, desenvolvendo projetos que unem comunicação, cultura, educação e saberes socioambientais.
O mestrado em Cuba se tornou realidade graças ao apoio da Política Nacional Aldir Blanc (Secult-GO), por meio do Edital Goiás Mundo Afora, que incentiva produções artísticas goianas em diálogo com outros países.
“Essa experiência foi transformadora. Estar em outro país, conhecendo outras linguagens e realidades, ampliou minha visão sobre o poder do cinema documental como instrumento de escuta e empatia”, comenta a cineasta.
Em retribuição à oportunidade de formação internacional, Bia prepara ainda para este ano a Oficina de Cinema Documental na Escola do Vão de Almas, no território Kalunga, maior comunidade quilombola do Brasil. A oficina será voltada para adolescentes e jovens do quilombo, ensinando técnicas de roteiro, filmagem com câmeras e celulares e o uso criativo da narrativa audiovisual.
“Com essa vivência, busco compartilhar um pouco do que aprendi para inspirar os jovens a contarem histórias reais da sua comunidade”, explica Bia.
Durante o período de gravação em Cuba, Bia manteve um Diário de Viagem em suas redes sociais – @bia.carvalho_a – com textos e fotografias que registram os bastidores da produção, a rotina do curso e o cotidiano das jovens atletas. As postagens revelam o olhar sensível da cineasta sobre os contrastes culturais e a força feminina presente na narrativa de Salta, Chica!.
Estreia do documentário Salta, Chica!, de Bia Carvalho
📅 Segunda-feira (20/10) – 19h – Sede do Ipeartes/Seduc-GO, em Alto Paraíso de Goiás
📅 Quinta-feira (23/10) – 19h – Casa Candeia Espaço de Cultura, em Cavalcante
🎟️ Entrada franca
🔞 Classificação: 12 anos
📲 Redes sociais: @bia.carvalho_a
Mín. 19° Máx. 32°