
O incêndio florestal que assola a Chapada dos Veadeiros completou 21 dias nesta semana e voltou a atingir a região do município de Minaçu, no norte de Goiás, onde está localizada a terra indígena do povo Avá-Canoeiro.
A área indígena, demarcada em 2023, possui 38 mil hectares e abriga 19 pessoas. De acordo com o Ibama, mais de 500 hectares da terra já foram destruídos pelo fogo.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) estima que o incêndio já tenha consumido 111 mil hectares da Chapada dos Veadeiros, sendo 2.390 hectares queimados nas últimas 72 horas.
As equipes de combate atuam em duas frentes, envolvendo 215 pessoas entre brigadistas, servidores de apoio logístico e voluntários. Na quinta-feira (17), aviões-pipa lançaram mais de 45 mil litros de água, reforçando a segurança dos brigadistas e ajudando a conter o avanço do fogo.
Apesar dos focos estarem distantes dos principais atrativos do parque, as trilhas que estavam fechadas desde terça-feira (14) foram reabertas nesta sexta-feira (17).
Mín. 19° Máx. 32°